A Paisagem Urbana

Ao contrário de uma imagem - registro recortado de algo num determinado tempo e espaço – a paisagem é abrangente, mutável, transcendente, quase infinita. No conceito de urbanidade, ela (a paisagem) está diretamente relacionada com a cidade, seja uma metrópole ou uma pequena cidade.

Por conta desta relação, deveria haver uma preocupação dos seus habitantes – poder público e população – com a paisagem urbana, afinal esta é a "cara" da cidade. Um bom exemplo a ser seguido foi o que ocorreu na cidade de São Paulo quando uma lei municipal determinou a retirada de todos os outdoors e padronizou as placas e letreiros de identificação das empresas. Resultado: uma paisagem mais agradável e menos poluída.

Outros exemplos ocorreram no cenário mundial onde cidades até então comuns, investiram no tratamento de sua paisagem e passaram a integrar o disputado circuito turístico mundial, como é o caso de Barcelona, Espanha.

Beleza não é luxo, é uma necessidade.

Adélia Prado

Considerando então a paisagem urbana um assunto que interessa a todos os usuários da cidade, isto deveria motivar um olhar crítico sobre a cidade (no nosso caso, Araras) e levantar, com a ajuda de profissionais ligados a área da arquitetura e do urbanismo, as possíveis intervenções urbanas que possam ser feitas para tornar a paisagem urbana da cidade mais bela.



Nedival de Sá Pianizzola
Arquiteto urbanista